sexta-feira, 14 de maio de 2010

A saúde no concelho de Caldas da Rainha precisa de atenção

O Núcleo dos Trabalhadores Social Democratas de Caldas da Rainha considera ser um imperativo dar mais atenção aos serviços de saúde no concelho de Caldas da Rainha.

A construção de um novo Hospital em Caldas da Rainha é uma das prioridades para que seja dado um passo em frente na qualidade da saúde Oeste, já que sendo Caldas um grande concelho, merece uma Instituição Pública de Saúde de grande capacidade, anulando as queixas da morosidade no atendimento, na morosidade para intervenções cirúrgicas, nas infelizes condições de espera dos utentes, na melhoria das condições de trabalho dos enfermeiros, médicos e todos os profissionais de saúde, em suma, merece uma estrutura adequada às suas necessidades, para servir condignamente os utentes de Caldas da Rainha e concelhos limítrofes.

Esta construção trará mais emprego para Caldas, assim como a possibilidade de novos negócios no espaço circundante ao novo Hospital, e o espaço existente permitiria novas explorações, com claros ganhos para todos os habitantes do concelho. Por estas e muitas outras razões, todos os quadrantes políticos caldenses se deviam unir nesta questão, não aceitando um simples alargamento do Hospital, que trará mais problemas que soluções.

O Núcleo TSD de Caldas da Rainha solidariza-se ainda com a população do Landal, que tem sofrido algumas dificuldades em termos de cuidados médicos, não estando a receber o devido respeito que merece. Consideramos que os responsáveis pela organização dos cuidados médicos, sobretudo no interior do concelho, devem estar mais sensíveis às limitações de muitos habitantes, que têm dificuldades em fazer algumas centenas de metros, quanto mais fazer quilómetros, caso fiquem sem serviço médico.

Apelamos à sensibilidade de pessoas como a Dra. Teresa Luciano, Directora Executiva do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte (ACES-ON), para que possa manter a qualidade dos serviços médicos na freguesia do Landal, sem esquecer A-dos-Francos e Carvalhal Benfeito, considerando que para mostrar bom serviço, deve-se aumentar a qualidade dos serviços prestados e não o contrário.

Esperamos que as soluções encontradas, sejam trabalhadas em conjunto com as Juntas de Freguesia e Município, que não temos dúvida, darão todo o apoio necessário para encontrar a solução que melhor sirva os interesses dos habitantes.

Núcleo TSD Caldas da Rainha